sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Poder é de vocês!

Nada melhor que uma postagem nesta semana tão especial para a nação! Sim, eu falo da Semana do Meio Ambiente!
Como estamos no fim da comemoração toda, trago-lhes a minha contribuição com esta semana tão especial e mágica *-*
Tá, parei...

Não, não vim para falar para vocês reciclarem, ou então não caçarem animais em extinção apesar de que a idéia é ótima Né?! ò.ó mas vim falar sobre um desenho animado, que já vem de longa data, mas todos nós conhecemos bem...
Sim, é sobre o Capitão Planeta a postagem de hoje! Afinal, não há nada mais ecológico que ele e seus pupilos, que se unem para lutar contra os problemas ambientais!



O desenho animado Capitão Planeta, ou no original Captain Planet and the Planetters, veio ao Brasil em 1993, e estreou na TV Colosso. Sua história é bem simples, é sobre um grupo de jovens que juntos, contribuem com a paz no meio ambiente.

É um tema um tanto quanto inovador, desde aquela época e agora, pois foi um meio de alertar as pessoas, principalmente crianças e jovens, sobre o perigo que o planeta corria com a depredação do meio ambiente.



A série animada começa com Gaia, o espírito da Terra segundo a mitologia grega, despertando, e vendo toda a destruição no planeta, o que a deixa em pânico. Seu medo aparentemente vem de sua ligação com o planeta, ou seja, sua saúde depende dos cuidados para com o planeta Terra. Para deter isso, ela cria cinco anéis mágicos, e manda um para cada parte do globo, onde um sortudo jovem o achará. Os anéis, por sua vez, possuem o poder dos elementos, e unidos traziam o Capitão Planeta. Gaia só consegue se materializar na Ilha da Esperança, aonde contou aos garotos sobre a sua nova função.
Seu grande poder é a interação telepática, e empatia espiritual com as pessoas, e representa toda a espécie humana.



Os jovens escolhidos por Gaia foram:


Wheeler, dos Estados Unidos

Wheeler mora no Brooklyn, é impulsivo, atrapalhado pacas, mas sempre bom-humorado.
Zoa geral, vive fazendo piadinhas com os outros protetores, além de enfrentar os vilões sem o menor problema. O único porém, é que ele é burro pra caramba. Não sabe absolutamente NADA sobre ecologia, e dificilmente consegue entender sozinho algumas coisas que acontecem... mas é claro que pra ficar paquerando a Linka, ele é bem ligeiro e astuto!
É o ruivinho americano que leva o poder do Fogo, podendo criar chamas, esquentar ferro e iluminar lugares muito escuros. Representa a convivência humana com as grandes metrópoles.

Linka, da Russia

Sim, já podemos notar que esse desenho é ‘novo’, porque a Russia ainda existia...mas não deixava de ser importante, afinal, Linka era a mais inteligente do grupo. Linka é conhecida por analisar bem os fatos, e ter um grande conhecimento sobre música tecnologia em geral. É meio estressadinha, além de ser uma orgulhosa, que tinha xilique cada vez que alguém se mostrava mais esperto que ela. Apesar disso, ela é a dona da lógica em todas as situações, e por isso se mostra meio fria na maioria das vezes.
Ela fica com o poder do Vento, podendo mudar a direção das correntes de ar, e provocar tornados pequenos. Linka representa o uso ético e responsável da ciência e da tecnologia, a favor do mundo e do ambiente.


Gi, da Ásia

Não se sabe se ela é japa, ou malasiana, mas também tem seu charme dentro do desenho. De todo mundo, é a que mais manja de ecologia, já que estuda biologia marinha e é especialista em várias espécies do fundo do mar. É rockeira, gosta de alta tecnologia, surf, e é uma garota bem refinada. É a mais carismática de todos, e com certeza, a mais classuda também.
Seu elemento claro é a Água, e pode controlar pequenas quantidades de líquidos, criar ondas, redemoinhos, ou dar forma à água. E agora, Super Gêmeos?
Ela representa a empatia com animais e ecossistemas.


Kwame, da África

Esse é o conservador do grupo. Por ter presenciado grandes atrocidades para com florestas lindas que acabaram virando desertos imensos, é ele que mais se importa com as espécies em extinção. É o mais quieto de todos, mas ainda assim toma a função de líder por muitas vezes. Tem um bom raciocínio e é dono de sábias decisões, mas mesmo assim, tem tempo de sobra pra mostrar seu senso de humor.
É o ‘dedo verde’ da turma, e possui o poder do elemento da Terra. Assim, pode criar terremotos, mover rochas, criar pequenas ilhas e mudar o estado da terra, seja para sólido ou líquido.
Representa a esperança de um mundo melhor.


Vocês devem estar pensando “Ué, mas eram cinco jovens, mas são só quatro elementos?!”
Pois é aí que vem a piada. E é claro que caiu pro nosso lado Né?!
Com o poder mais gay de todos os tempos, surge..:

Ma-Ti, do Brasil

É um índio, que anda com um macaco no ombro, como se fosse um tipo de pirata da época. Foi criado por um pajé da tribo dos Caiapós olha a visão que a galera tem dos brasileiros e é o mais jovem de todos. Tem um grande conhecimento sobre a floresta Amazônica, e sabe de tudo quando o assunto é planta curandeira. O seu amigo macaco chama Suchi, e consegue se comunicar com Ma-Ti através do pensamento, ou seja, nosso índio faz o papel de louco nos episódios. Mas, isso pode ser explicado também como um dom: Ma-Ti é conhecido por sentir o que os animais sentem, e contar para os outros garotos. É quase um druida, talvez. Além de tuuudo isso, também é o mais sentimental de todos, e o que mais tem a atenção de Gaia. Traduzindo: é um emo mimado.
Como se não bastasse tudo isso, seu poder é o do Coração. Mas peraí, coração não é um elemento, comofas? Enfim, mesmo sendo bizarro ao extremo, o poder desse “pseudo-elemento” permite que o Ma-Ti possa conversar com Gaia e os animais e também pode transformar as pessoas em seres bondosos, a partir do poder do anel. Tá... agora deu Né?!
É ele que representa a sabedoria dos povos e culturas humanas.

Epa! Mas peraí! O que acontecia quando os poderes eram unidos mesmo?
Ahá! Era nessa hora que aparecia o.....

Capitão Planeta

É o super-heroi da série (sim, sem ele os garotos seriam inúteis), mas só pode aparecer quando todos os anéis estão em sincronia.
Com sua mágica frase, que sempre é usada quando temos que fazer algo importante e decidido, ele chegava todo poderoso gritando “Pela união de seus poderes, eu sou o CAPITÃO PLANETA!”.
Quando ele chegava, ninguém mais podia fazer nada errado. É sério. Nenhuma tortura ambiental era páreo para esse cidadão colorido. Aliás, já sabemos da onde certas pessoas herdaram essa coisa.... mas enfim, prossigamos com o assunto.
Como símbolo de todos os elementos, ele possuía o cabelo verde, olhos azuis, e pele cristalina, além das botas e luvas vermelhas, e um ultra globo dourado no peito. quase tão gay quanto o Ma-Ti
Só que como todo super herói, nosso amigo também tinha uma fraqueza: não pode ficar exposto a nenhum produto poluente, como os agrotóxicos. Mas com a ajuda de seus protetores, ele sempre dava a volta por cima, e acabava com quem tentasse interferir na limpa contra a poluição. E é claro que ele sabia muito bem que não poderia fazer isso pra sempre, então em todos os episódios, uma mensagem sobre ecologia era dita, para que todos entendessem e aceitassem sua função para com o Planeta Terra, e que cumprissem com suas responsabilidades. E como ele fazia isso? Com mais uma célebre frase que eu sei que você também usa
“O PODER É DE VOCÊS!”
Nas cabecinhas infantis que assistiam o desenho, nada era tão mágico e potente, quanto um super herói que deixa o mundo em suas mãos! Com certeza, centenas de crianças, assim como nós do Pop Hitz, foram encantadas com esses dizeres, e tomando a dianteira para com a melhoria do meio ambiente. Sim, é algo tão lindo que até me faz ficar emocionada! *-*
O Cap. Planeta representava a Terra em si, e tinha todos os poderes que fossem relacionados à natureza.


Vilões

Os malas da história são os vilões que viviam tentando destruir o mundo e poluí-lo, transformando a Terra num tremendo caos.



O primeiro a ser citado será Zarm, o principal inimigo de Gaia e do Sr. Planeta. Ele também é um espírito planetário, mas pode se manifestar onde der na telha. Foi o causador da destruição em diversos mundos, mas na Terra, acabou por der expulso por Gaia.
Representante das guerras, do caos e da escuridão interior, esse cara fazia de tudo para conseguir “libertar” o lado mau dos humanos, para que um conflito interno surgisse, e todo mundo se acabasse.
É bem normal que Zarm apareça disfarçado ou com uma armadura, para mostrar o quão másculo ele é, quando não resolve se vestir de alienígena, o que é bem sinistro.


Outro vilão da série é o Porco Greedly. Ganancioso que só ele, causa grande sofrimento à Terra toda. Sua habilidade, além de grunhir como um autêntico porco, é devorar recursos preciosos (aqueles não renováveis, para dar mais tensão ao desenho). Anda sempre com seu capamga, Rigger, um magrelo feio pra diabo, que usa roupas de punk.
Representa o perigo da industrialização gananciosa e sem controle.
A cientista cruel Drª Blight é especialista em novas toxinas, e tem como sonho poluir o planeta por inteiro. Ela também possui um ajudante, o supercomputador M.A.L. que é totalmente maligno (Rá! Sacaram a sigla que dá o nome dele? Original não?!)
Graças aos seus experimentos, ela possui uma grande deformidade no rosto, que esconde com um topete. A rapariga citada representa o uso mau e sem ética da ciência e tecnologia.

Looten Plunder

Esse era um ganancioso dos infernos! Só queria saber de dinheiro, e roupas feitas de pelagem animal. Com certeza, esse cara é o mais repulsivo da horda de vilões de todos os tempos.
Assim como a Cruella De vill, seu mal era perseguir bichinhos indefesos para fazer suas vestes. Tudo aquilo que ele precisasse destruir para construir seu luxuoso império, ele faria. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe. Representa o capitalismo desenfreado.



Dr. Duke Nukem era um homem revestido de pedras radioativas. Apesar de levar o nome de um jogo, seu hobby era “brincar” com radiação. Estava sempre em busca de novas espécies de radiação para ficar forte e destruir o planeta. Se veste como um turista havaiano (o que acontece com essa turma?) e anda com seu capanga, Roupa de Chumbo por aí, um covardão que tem medo até do próprio chefe. Representa os perigos da energia nuclear.




Verminoso Escória

Era um herói que personificava a falta de saneamento e crescimento urbano desplanejado. Era um tipo de rato humanóide, que vivia nos esgotos. Sua diversão era poluir usando materiais nocivos e lixos nojentos. Representa os problemas gerados pela falta de saneamento público e expansão urbana e criminal sem limite.


Matreiro também lida com materiais tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade, mas na verdade ele pega esse lixo todo para despejar em rios e florestas. Faz fogueiras com esse lixo, não se importando com a camada de ozônio, rezando para que a mesma se torne uma futura chuva ácida. Seu parceiro Sujão é outro babaca, covarde e que não serve pra muita coisa. Representa: o descaso e a indiferença quanto ao lixo urbano.

Capitão Poluição é como a outra parte do Capitão Planeta, só que poluída. Combinando seus poderes poluentes com os anéis criados pela Blight, a cientista, Duke Nukem, Matreiro, Verminoso e Looten também podem invocá-lo, com a frase: "Pela união de seus poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!"
Os anéis dessa turma são: Ódio, Super-Radiação, Fumaça, Tóxicos e Desmatamento.
O Capitão Poluição representa: a destruição global.

Até mais, e espero que tenham gostado!
Ah, e é claro, não só nessa semana mas sempre que possível ,façam a sua parte ajudando o nosso planeta, afinal, O Poder é de Vocês!



Nenhum comentário: